A verdadeira alfabetização
computacional não é apenas saber como usar o computador e as ideias
computacionais. É saber quando é apropriado fazê-lo."
Papert
Ao
longo deste semestre, a unidade curricular Tecnologias de Informação e
Comunicação em Ambientes Educativos, proporcionou-me múltiplas leituras e
reflexões sobre temáticas diversas: as TIC
como estratégia de aprendizagem, o blended-learning enquanto dispositivo
pedagógico de aprendizagem à distância, as classes virtuais (os MOOC, por
exemplo), as TIC e a Biblioteca Escolar, a utilização da imagem fixa e fílmica como
instrumento e estratégia no processo de ensino-aprendizagem.
O
blog constituiu-se como instrumento
de recolha de diferentes documentos de trabalho (artigos. PPT, vídeos, filmes) que
estiveram na base da participação nos diferentes fóruns, como espaço de leitura
e reflexão sobre temas estudados e como espaço de partilha. A sua organização
seguiu a das temáticas estudadas ao longo do semestre.
A
sala virtual de aprendizagem revelou-se um espaço de interação ativo e
dinâmico, proporcionando momentos de verdadeira aprendizagem, através da troca assíncrona
de opiniões, da partilha de experiências pessoais que certamente enriqueceram
os seus participantes. O professor manteve-se presente, proporcionando
materiais diversificados como base de estudo, motivando os fóruns com
sugestões, encorajando novos rumos de pesquisa, apoiando os comentários e as
descobertas que se iam fazendo.
É
um facto que, apesar de alguns constrangimentos, as plataformas de aprendizagem
no EAD, oferecem novas formas de aprender, mais atrativas, criativas,
acessíveis a todos, num ensino mais democrático. O aluno virtual lidera a sua aprendizagem,
impondo o seu ritmo e adequando os seus interesses.
As
tecnologias estão aí, vieram para ficar. Impuseram-se nesta sociedade de
informação e são uma mais-valia na produção e aquisição de conhecimento. Elas
representam a inovação pedagógica nos processos de aprendizagem,proporcionando os meios necessários para aprender aobterainformação para
construir o conhecimento e adquirir
competências.
Sem
deslumbramentos, é nossa obrigação utilizá-las critica e criteriosamente para
que cumpram a sua função.
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