“Somos consumidores de imagens; daí a necessidade
De compreendermos a maneira como a imagem comunica
E transmite as suas mensagens; de facto, não podemos
Ficar indiferentes a uma das ferramentas que mais
dominam
A comunicação contemporânea.”
Martine Joly
Grelha de Observação
e Análise de Imagens Fílmicas
|
|
Ano: 9º
|
|
Disciplinas:
Português e História
|
|
Antes de ver o filme- Preparação/Planificação
|
|
Antes da visualização do filme o professor tem
de proceder à preparação e à planificação:
Observação.
|
|
Título do filme
|
O Pianista
|
Género
|
|
Realizadores
|
|
Ano
|
|
Idioma
|
|
Legendas
|
|
Temas (conteúdos
programáticos)
|
|
Narrativa do filme
|
|
Durante o filme- Visualização,
leitura e análise
|
|
Os alunos preenchem a grelha de análise do filme o que os motiva para
uma visualização mais proativa.
|
|
Descrição do
contexto e das situações
|
|
Ideias principais
|
|
Palavras-chave
|
|
Depois do filme- Debate e Reflexão
|
|
Os alunos preenchem a parte da grelha de
análise do filme referente à pós-visualização do filme procedendo-se de
seguida:
-à
apresentação das reflexões individuais;
-à
discussão;
-e à
conclusão.
|
|
O que aprendeste com o filme
|
|
Do que gostaste mais
|
|
Do que gostaste menos
|
|
Conceitos chave
|
|
Sugestões de temas ou de filmes
|
|
Questões para reflexão
|
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminar